Quando a Escola Perde pro Mundo

A violência no âmbito escolar aumenta todos os anos. Alunos, professores e diretores são vítimas constantes de abusos praticados dentro das próprias instituições de ensino, por aqueles que deveriam ser colegas e companheiros na jornada da aprendizagem. Como foi que a gente chegou a esse ponto?

O que se nota atualmente, não apenas no Brasil mas em diversos países ao redor do mundo, é o surgimento de toda uma geração focada unicamente nela mesma. Um grande exemplo disso é a imensa cultura das selfies, em que principalmente os mais jovens dedicam-se incansavelmente a olhar pra si mesmos e expor a sua imagem repetitivamente – e repetitivamente – através das mídias sociais.

Não raro, essa nova geração mostra não ter aprendido a valorizar a história do seu meio, as pessoas mais velhas, os valores da vida em comunidade. Há um desrespeito e desprezo pelo que está ao redor: o que importa apenas é a adoração a si mesmo.

Assim, é neste cenário que encontramos os problemas de agressão e violência nas instituições de ensino de hoje em dia. Quando essa geração ensimesmada vai à escola, ela não leva de casa o apreço pelo professor que ensina ou pelo colega que precisa de silêncio para aprender melhor. Não há nem mesmo aquele sentimento de vergonha de quando o diretor chama um aluno à sua sala por mau comportamento; o tom é de desafio, falta de limite e de pouco conhecimento do mundo.

Que nós tomemos a situação pelas rédeas e transformemos essa (muito) triste tendência. Que a gente consiga fazer dos nossos filhos pessoas mais engajadas umas com as outras e, portanto, pessoas mais felizes.

pexels-photo-207153

Published by

flaviacataldo

Writer, blogger, translator, once a lawyer. Convinced that having a conservative liberal personality makes complete sense.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s